Para uma boa alimentação não basta nos preocuparmos apenas com o tipo de alimento que ingerimos; precisamos nos preocupar também com os utensílios que utilizamos no seu preparo.
Alguns tipos de materiais liberam substâncias tóxicas para o nosso organismo, e quando esses materiais estão presentes nas panelas, essas substâncias vão parar direto no alimento.
Aço inox
Essas panelas contribuem na ingestão de ferro e cromo, nutrientes essenciais. Mas também são fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.
Alumínio
Pesquisas apontam grandes quantidades do metal em alimentos cozidos em panelas de alumínio. Recomenda-se evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer.
Por liberarem significativas quantidades desse mineral, essas panelas são recomendadas em casos de anemia.
T-Fal (Teflon)
Esse material é indicado e dispensa o uso de gordura, mas se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, deve-se substitui-la. Evite arranhar esse tipo de panela, seja com esponjas de aço ou algum utensílio (colheres, faca, etc).
Vidro
Não liberam substâncias químicas na hora do cozimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário