Tenho recebido muitos e-mails com pedidos de dietas, por isso senti a necessidade de esclarecer como uma dieta é elaborada.
Primeiro é necessário um atendimento obrigatoriamente presencial do paciente, como determina o código de ética do nutricionista:
Conforme o Artigo 7º, é vedado ao profissional nutricionista:
XVII - realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial.
Além do mais, o nutricionista ao elaborar uma dieta leva em consideração: idade, sexo, prática de atividade física, presença de patologias e as características dessa patologia, situação sócio-econômica, funcionamento intestinal, preferências alimentares, hábito alimentar, sinais e sintomas (questionados e observados na avaliação do paciente), exames laboratoriais, avaliação antropométrica (peso, altura, circunferência abdominal, dobras cutâneas, etc.), uso de medicamentos, suplementos, objetivos e metas do paciente...
Enfim, vários pontos são avaliados pelo nutricionista antes de prescrever uma dieta que sempre deve ser individualizada e elaborada após uma consulta presencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário