quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Qual a melhor dieta para pessoas com diabetes?

O Diabetes Mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como conseqüência a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 100 mg/dl).
 
Ter diabetes não significa renunciar a todos os alimentos que você gosta e sim ter uma alimentação equilibrada como devem ter todas as pessoas, com ou sem diabetes. Portanto, a dieta para quem tem diabetes deve conter todos os grupos de alimentos.
Talvez a melhor forma de cuidar do diabetes seja controlar o peso. Sim! O ganho de peso acima dos parâmetros considerados ideais é responsável por várias doenças crônicas e também prejudica o controle do diabetes. Estar acima do peso aumenta a resistência à insulina, tornando mais difícil para os diabéticos controlar os níveis de glicose no sangue e tornando mais provável que pessoas sem diabetes a desenvolvam.
No Brasil, dados apontam que 50% da população adulta têm peso acima do ideal. Esses dados são alarmantes, pois o sobrepeso está intimamente ligado ao aumento da pressão e ao surgimento e descontrole do diabetes.
Para controlar o peso, saiba que você precisa evitar frituras, doces e preparações com açúcar, como por exemplo, refrigerantes. Além disso, a atividade física exerce extrema importância no bom funcionamento do nosso corpo e ajuda muito a controlar o ganho de peso. Uma caminhada de 30 minutos por dia pode ser suficiente! Com esses três cuidados, é possível atingir o peso ideal.
Quando o diabetes está instalado, é muito importante que você consuma alimentos de 3 em 3 horas para que o metabolismo fique estável e seus níveis de glicose também.  Você deve consumir carboidratos (pães, biscoitos, cereais) de preferência integral, proteínas (carnes, laticínios, ovos e leguminosas), gorduras (azeite, óleo, manteiga), vitaminas e minerais (frutas, legumes e verduras). Note que esses nutrientes devem ser consumidos nas proporções adequadas para manter seu peso ideal.
Mas, além do controle do peso, é preciso controlar a ingestão de sal ou sódio. Uma forma prática de evitar o excesso de sódio é evitar o uso de alimentos industrializados, pois o sódio é usado como conservante destes produtos. Portanto, evite usar alimentos enlatados, embutidos, refrigerantes (especialmente os diets/ligths), empacotados como salgadinhos, temperos prontos, sopas em pacotes.
Então, a melhor dieta para quem tem diabetes é rica em fibras, controlada em sal, açúcar e frituras, ou seja, uma dieta prá lá de saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário