terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pirâmide Brasileira/ Roda dos Alimentos

Nossa Pirâmide dos Alimentos foi criada a partir da pirâmide alimentar elaborada nos Estados Unidos, em 1992. Os alimentos tradicionais à mesa dos brasileiros foram distribuídos em oito grupos (cereais, frutas, vegetais, leguminosas, leite, carnes, gorduras e açúcares) de acordo com a contribuição dos nutrientes. Em 2005 foi estabelecida uma dieta-padrão de 2.000 kcal, atendendo a seguinte proporção: 17% de proteínas, 59% de carboidratos e 24% de lipídios. O VET (Valor Energético Total) foi distribuído em desjejum (25%), lanche da manhã (5%), almoço (35%), lanche da tarde (5%), jantar (25%) e lanche da noite (5%). Confira a pirâmide em detalhes.









Roda dos Alimentos

A roda dos alimentos segue lógica parecida à da pirâmide alimentar: trata-se de uma representação gráfica útil na hora de orientar uma rotina de dieta equilibrada. Nela estão presentes 7 grupos de alimentos que devem constar da alimentação diária: cereais e derivados/ tubérculos, hortaliças, frutas, laticínios, carnes/pescados/ovos, leguminosas, e gorduras/óleos.
À diferença da pirâmide, na roda é atribuída a mesma importância a todos os grupos de alimentos. As fatias maiores ou menores indicam a proporção de cada grupo na dieta. A forma arredondada do desenho, facilmente assimilada a um prato, ajuda a memorização e estimula a escolha correta dos alimentos. A água ocupa posição central, remetendo à importância dos líquidos numa alimentação saudável.
Veja os detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário