segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ganho de massa muscular

 

O ganho de massa muscular, que, até pouco tempo atrás, era quase que um desejo exclusivo do universo masculino, agora se tornou objetivo de muitas mulheres nas academias, provavelmente pela influência da mídia e das novas referências de corpo ideal vistas nos esportes de alto rendimento.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o ganho de massa muscular está diretamente ligado ao potencial genético, atividade física correta, sono adequado e, claro, dieta direcionada a esse objetivo.




Os erros mais comuns que presenciamos em academias são:
- poucas refeições ao longo do dia com excessiva concentração de carboidratos, gerando muitas vezes acúmulo de gordura abdominal e pouco ganho muscular;
- ingestão energética (Kcalorias) diária deficiente;
- ingestão de carboidratos deficiente;
- ingestão de gorduras deficiente;
- deficiência de minerais ativadores de enzimas específicas que "controlam" digestão e metabolismo;
- treinamento excessivo (tempo de treino diário elevado) ou treino pouco intenso;
- sono deficiente.









Controlando estes fatores pontuais, a chance de ter sucesso no ganho de massa muscular é enorme, visto que, por menor que seja o potencial genético da pessoa para este fim, a combinação de medidas adequadas invariavelmente trás efeitos impressionantes.
Para que os resultados almejados se confirmem, é necessária uma avaliação constante dos profissionais de nutrição e educação física, buscando adequar a dieta e o treinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário