quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dieta Enteral


Cuidados com o ambiente:

- A área de preparo da dieta deverá ser bem higienizada.
- Antes de iniciar o preparo, passar em toda área, esponja com água e sabão e enxaguar.
- Os equipamentos e utensílios (liquidificador, pratos, talheres, jarras, copos), devem ser bem higienizados.
- Manter os materiais utilizados na confecção da dieta submersos em solução desinfectante numa bacia plástica até a hora de uso. Retirar da solução e usar em seguida (não precisa enxaguar).


Solução desinfectante:

Em cada 5 litros de água limpa :
- usar 1 colher (sopa) de cloro ou 50ml (1 copo descartável de café) de água sanitária.
- Os frascos utilizados para administração podem ser reutilizados, desde que sejam devidamente higienizados com água e sabão, usando uma escovinha e enxaguar em água corrente sem deixar nenhum resíduo.
- Deixar de molho na solução desinfectante (água clorada) por 15 minutos. Não precisa enxaguar novamente em água corrente.
- Guardar o frasco já higienizado e seco naturalmente, tampado.
* Trocar a água da solução desinfectante uma vez por dia.

Higiene Pessoal:

- A pessoa responsável pelo preparo da dieta não poderá prepará-la quando: estiver com doença infecto-contagiosa ou doença parasitária.
- Cobrir sempre, cortes e arranhões, com curativos, fazer uso de luvas nestes casos até a cicatrização.Retirar anéis, relógios e bijuterias.
- Lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão, escovando bem as unhas, antes de iniciar a execução da dieta. Enxugar as mãos em toalha de papel ou pano limpo seco.


Como preparar:

- Usar sempre água filtrada e/ou fervida para o preparo da dieta.
- De acordo com a prescrição, colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater por aproximadamente 1 minuto e coar em peneira de malha fina.
- Medir o volume obtido, distribuir no frasco . Caso não seja utilizado imediatamente após o preparo, guardar na geladeira em recipiente tampado por no máximo 12 horas.

Como administrar:

- Retirar a dieta da geladeira 30 minutos à 1 hora antes de iniciar a infusão da dieta. Nunca administrar dieta gelada ou quente.
- Seguir os horários e os volumes prescritos. Evitar pular refeições e nunca tentar recuperá-la dobrando o volume no próximo horário.
- Durante a administração o paciente deverá estar com a cabeceira da cama elevada (45º) ou se possível deverá ficar sentado.
- Após o término da dieta, mantê-lo nesta mesma posição por 20 minutos.

A dieta deverá ser administrada por gotejamento “gota a gota” ou através da infusão por seringa.

- Quando utilizar a seringa plástica: proceder o mesmo esquema de higienização dos frascos, guardá-la em caixa plástica com tampa ou deixá-la submersa na solução sanitizante, até o momento de uso.

- Quando a aplicação da dieta for por gotejamento: utilizar frasco específico e controlar o tempo de infusão, regulando o rolete do equipo (mangueira de fora).

Após cada administração é necessário lavar a sonda, injetando 30 ml (aproximadamente) de água filtrada ou fervida à temperatura ambiente, através da seringa .

Manter a sonda de nutrição fechada após a administração dos alimentos ou remédios.

Obs: Nos intervalos da dieta pode ser infundido mais quantidade de água, conforme prescrição do nutricionista ou médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário