segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Atividade Física: Por que é tão importante?

 

A prática regular de atividade física é sabidamente um componente indispensável para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Seus benefícios são diversos, tais como: melhora do sistema cardíaco e respiratório, melhora de postura, aumento da imunidade, melhora de humor e disposição, diminuição de stress, alterações benéficas no sistema endócrino, dentre muitas outras.
Apesar disso, observamos ainda um número enorme de pessoas sedentárias, que afirmam não ter tempo/ disposição ou, simplesmente, não ter gosto pela prática de exercício.


Muitas pessoas acabam se dando conta da debilidade da saúde apenas quando a mesma já apresenta sinais claros de problemas, principalmente após um infarto ou uma doença crônica nao transmissível é diagnosticada. Há uma frase bastante interessante que diz "o homem gasta saúde para ganhar dinheiro e depois tem de gastar dinheiro para ganhar saúde".
Este paradoxo reflete bastante a mentalidade do mundo em que vivemos, em que as ambições e aspirações profissionais ultrapassam os limites do bom senso, tendo como conseqüência milhões de mortes anuais por obesidade e doenças associadas ao excesso de peso (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia etc).
O que devemos pensar é que o ser humano não nasceu para ficar sentado em uma mesa, se estressando de forma intensa, diariamente, dormindo mal e se alimentando de qualquer maneira.


"A aparente banalidade do ato da alimentação contrapõe-se à complexidade dos problemas alimentares", ou seja, é preciso uma reflexão urgente sobre o assunto, para que as pessoas tornem consciência do que é viver bem de verdade.
Além disso, é preciso entender que não existe atividade física ideal, cada pessoa deve procurar algo que a faça bem, um exercício que faça algum sentido para ela, pois sem isso não há formação de hábito e sim apenas mais uma atividade obrigatória e estressante, que dificilmente irá promover algum benefício real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário