segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Consumo de refrigerantes e efeitos à saúde

 
Junte gás carbônico, xarope de glicose e algumas substâncias como conservantes e acidificantes e temos uma bebida adorada por muitos.
Os refrigerantes tem diversos componentes nocivos à saúde, como por exemplo o ácido fosfórico, que é um ácido que dissolve em poucos dias um osso de galinha.

 Quer fazer um teste? Passe a língua em volta dos dentes e perceba que o esmalte dentário os deixa completamente lisos. Coloque um pouco de refrigerante de cola na boca e boceje alguns segundos. Após engolir, passe a língua em volta nos dentes. Perceberá que os dentes estao ásperos. O ácido fosfórico nao somente destruiu a saliva como também iniciou a ação no esmalte dentário. Alguns problemas na alimentação e de aparecimento de cáries estão diretamente ligados ao consumo de refrigerantes.




Não se pode afirmar que refrigerantes causam deficiência mineral óssea, mas ao longo dos últimos dez anos o consumo de refrigerantes tem aumentado exponencialmente, e casos crescentes de osteopenia (estágio inicial de osteoporose) e osteoporose são observados em crianças.
O meio ácido dos refrigerantes dificulta a absorção de magnésio (um mineral importante para a fixação do cálcio nos ossos, que é mais bem tolerado em meio básico). A cafeína presente nos refrigerantes quando consumido em grandes refeições atrapalha a absorção de algumas vitaminas e minerais.
Outro problema do refrigerante é o tipo de açúcar utilizado, geralmente o xarope de glicose (uma espécie de açúcar líquido), amplamente utilizado no meio industrial. Proponho mais um teste: tente comer nove colheres de chá de açúcar sem nada.
Provavelmente vai ficar rapidamente saciado ou enjoado. Agora dilua essas nove colheres em um líquido e conseguirá tomar sem maiores dificuldades. O cérebro tem dificuldade em perceber a quantidade de açúcar em meio líquido, portanto ingerindo essas bebidas, pode se consumir facilmente uma quantidade absurda de açúcar de uma única vez.


E os light/ diet não têm problemas? Sim, alguns estudos atuais têm alertado sobre a combinação de refrigerantes de cola com o uso de aspartame e o crescimento de lúpus sistêmico e esclerose múltipla.
Por todas as razões aqui apresentadas, podemos perceber que o consumo de refrigerantes (especialmente em grandes quantidades) é realmente nocivo à saúde e deve ser totalmente desestimulado. Cabe a cada um refletir sobre o que está oferecendo ao seu organismo e planejar mudanças de hábitos e estilo de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário