Eu faço minhas refeições fora de casa, e agora?

Reflexo do corre-corre nos grandes centros urbanos, comer fora de casa já é algo comum para 51% da população brasileira. Isto é o que revela pesquisa realizada pela GfK, a quarta maior empresa de pesquisa de mercado do País e do Mundo.

De acordo com o levantamento, as pessoas que comem fora de suas casas tanto nos finais de semana quanto nos dias úteis já representam 12% da população. Número maior, 24% da população, se alimenta fora apenas no fim-de-semana e 16% apenas durante a semana.


 

É praticamente inevitável não comer fora de casa de acordo com os ritmos da vida atual. Porém, o almoço no restaurante, o sanduíche na cafeteria ou a comida pedida pelo telefone não são desculpas descuidar da alimentação.
Segue algumas dicas para comer bem fora de casa:


1) Nos restaurantes em que as comidas ficam expostas, dê preferência aos legumes cozidos. Porém, o ideal são aqueles Al Dente, pois quando estão muito cozidos, perdem muito de seus valores nutritivos.
.
2) Por mais que sejam feitos de vegetais, evite pratos de aparência cremosa, como os suflês, crepes e tortas. Ainda que sugiram comida natural, esses pratos costumam incluir doses extras de manteiga, cremes e gorduras.
.
3) Se for comer massas, prefira massas simples (alho e óleo, ao sugo, com verduras, ervas) evite as cremosas ou acompanhadas de molho com carne, que tendem a ser mais ricas em gorduras saturadas e colesterol.
.
4) Se for comer carne vermelha, opte pelas grelhadas ou assadas e evite as gordurosas ou ao molho. As magras são: músculo, patinho, coxão mole e duro, alcatra, filé mignon. As gordas são: costela, picanha, contra-filé, cupim.

5) O melhor acompanhamento para as proteínas são as saladas e os legumes, especialmente os que não contém amido em sua constituição (batata, beterraba, mandioca, etc.).
.
6) Substitua o café por um chá digestivo e, se sentir necessidade do café depois de se alimentar, consuma-o pelo menos duas horas após a refeição. O café tem algumas propriedades que “roubam” o cálcio e ferro da alimentação.
.
7) Resista à sobremesa. Doces após a refeição só vão aumentar o volume de calorias ingeridas, além de acidificar o sistema, dificultando a digestão e a assimilação de nutrientes. Escolha comer frutas após as refeições, principalmente as frutas ricas em vitamina C, que auxiliam na absorção
do ferro (laranja, morango, acerola, abacaxi, carambola, etc.).

8) Evite o excesso de líquidos durante as refeições, mas, se você faz questão deles, evite refrigerante, principalmente os escuros, que tem a propriedade de diminuir a absorção de nutrientes essenciais, além de favorecer irritação da mucosa gástrica e aumento do volume do estômago, que gera sensação de fome precocemente.
.
9) Dados mostram que 69% das pessoas praticam o Happy Hour, sendo que a maior parte prefere a cerveja. Cuidado com o excesso da bebida alcoólica, pois além de causar dependências, é mais calórica do que o carboidrato.

* Lembre-se: um copo de cerveja equivale, em calorias, a 1 pão francês (logo, 6 copos são 6 pães).
 

EXEMPLO:

Café da manhã - Se você optar pela padaria dê preferência por um suco de fruta natural ou um copo de leite semi desnatado com café, ao invés de sucos industrializados, refrigerantes, etc. Peça um pão na chapa, ou lanches naturais, ao invés de pão com mortadela, salame, queijos amarelos, etc.

Lanche da manhã e lanche da tarde - Opte por alimentos práticos, fáceis de comer. Se no local de trabalho houver uma geladeira, leve iogurte, leite desnatado, extrato de soja, suco de fruta, frutas, etc. Caso não tenha geladeira, leve em sua bolsa uma barrinha de cereal, biscoitos de água e sal, torrada, uma fruta menos perecível como banana e maçã, etc.

Almoço - Escolha um restaurante por quilo, ao invés de restaurante à la carte ou fast food. No restaurante por quilo, self service, você pode escolher os alimentos que irão compor o seu prato. Não esqueça das regrinhas básicas: comer um alimento de cada grupo, evitar frituras e alimentos muito gordurosos. Com relação à bebida, escolha sempre um suco de fruta ou água.

Jantar – Se estiver na rua, prefira sempre salgados assados, ao invés de fritos ou de massas folhadas; sucos, chás e vitaminas ao invés de refrigerantes; fruta, salada de fruta e gelatina ao invés de doces muito elaborados, e assim por diante. E quando chegar em casa, caso ainda tenha fome, faça uma ceia. Opte por alimentos leves, como: 1 copo de leite, 1 xícara de chá com torrada, uma fruta, etc.
Prefira lanches que tenham verduras e legumes, queijo branco, frios como peito de peru, blanquet, presunto magro, etc. Evite maionese, catchup, mostarda, molhos industrializados e prefira requeijão light, queijo cottage ou ricota.


LEMBRE-SE: !!!