quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como montar uma lancheira saudável?

Agora com a volta as aulas surgem às dúvidas de várias mães: como montar uma lancheira saudável e gostosa para meu filho?




Durante o período escolar as crianças precisam de nutrientes e de uma alimentação equilibrada devido ao intenso crescimento e desenvolvimento, é importante lembrar que a alimentação deve ser equilibrada durante todos os lanches e não só nas principais refeições।

Uma das primeiras etapas é verificar o hábito e as preferências alimentares da criança e atentar-se aos alimentos que estragam facilmente e precisam de refrigeração, vale dar preferência para as lancheiras térmicas evitando assim esse problema।


A lancheira deve conter:
Carboidrato: pães, bisnaguinhas, bolo sem recheio e biscoito, esses vão fornecer energia para a criança.
Proteína: leite e derivados, carnes magras, peixes e frango, embutidos magros como o peito de peru, que são fundamentais para o desenvolvimento.
Vitaminas e minerais: frutas e verduras são essenciais para melhorar o sistema imunológico e fazer com que o organismo funcione adequadamente. Boas opções por serem fáceis de serem descascadas ou mesmo consumidas com casca são banana, maçã, pêra, goiaba, uva, tangerina e morango.

Além dessas dicas é importante que a criança leve uma bebida como forma de hidratação, boas opções são: água de coco, suco natural, suco de caixinha, lembrando que se deve evitar sempre o refrigerante.
Evite as guloseimas como balas, pirulitos e bolachas recheadas, além de alimentos ricos em gorduras como salgadinhos, salgados fritos, etc.
Lembre-se: não existe alimento proibido e sim alimentos que devem ser consumidos esporadicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário