Nas
embalagens dos alimentos encontramos mais que segurança para o produto,
nelas também é possível encontrar informações que facilita a
compreensão dos termos usados na rotulagem de alimentos e promoção da
saúde, isso para que a população possa escolher o produto mais saudável.
Alguns itens contidos nos rótulos, devemos conhecer, para sabermos interpretar corretamente essas informações disponíveis e garantir uma alimentação segura e saudável.
LISTA DOS ALIMENTOS - Informam os ingredientes que compõem o produto, alguns alimentos de ingredientes únicos não precisam apresentar lista de ingredientes, (ex: café, leite, açúcar). E o mais importante, a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.
Ex: Comparando os primeiros ingredientes de 2 chocolates da mesma marca, observamos que o chocolate BRANCO contém açúcar e depois manteiga de cacau, já o chocolate AO LEITE, contém açúcar, massa de cacau e manteiga de cacau. Com isso podemos concluir o por que da restrição dos chocolates, principalmente dos brancos, que não contém cacau, apenas a menteiga de cacau, seu maior componente são açúcares.
ORIGEM - São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante se for necessário.
PRAZO DE VALIDADE - Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses. NÃO CONSUMA ALIMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDA!
LOTE - Caso haja algum problema, o pro duto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.
As informações nutricionais trazem as quantidades disponíveis no produto, mas não sua definição e fontes alimentares encontradas. Segue algumas informações sobre.
Carboidrato: principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.
Proteína: São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas.
Gordura total: As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento.
Gordura saturada: Gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Gordura trans: Gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura.
Fibra alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal.
Sódio: Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário