domingo, 6 de maio de 2012

Dieta Pastosa

 


Dieta Pastosa
Finalidade:

A dieta pastosa é indicada para pacientes que apresentam:

- disfagia;

- dificuldades de mastigação;

- alterações gastrintestinais;

- pacientes em pós-operatório;

- ou em situações clínicas especiais.

Características da Dieta Pastosa
Características:

** Constituída de alimentos macios, bem cozidos, na forma de purê, moídos ou desfiados:

- leite;
- mingau;
- iogurte;
- pão macio;
- bolacha doce;
- pudim;
- fruta cozida ou assada;
- sopas;
- arroz papa;
- purê de batata ou legumes;
- macarrão;
- suflê;
- carnes moídas ou desfiadas;
- ovo pochê.

Exemplo de cardápio (Dieta Pastosa)

Desjejum:
- café com leite
- pão sovado com margarina
- bolacha doce

Colação:
- vitamina ou fruta cozida

Almoço:
- sopa
- arroz papa
- caldo de feijão
- carne moída
- purê de batata
- pudim ou gelatina

Lanche:
- café com leite
- pão sovado
- bolacha doce com geléia

Jantar:
- sopa
- arroz bem cozido
- macarrão
- frango desfiado
- suflê
- gelatina ou pudim

Ceia:
- leite puro
- bolacha doce

ATENÇÃO: Este cardápio é apenas um exemplo, e não uma recomendação. A quantidade de alimento varia de pessoa para pessoa, consulte um nutricionista para obter um cardápio adequado as suas necessidades.

6 comentários:

  1. Minha mae tem disfagia e Alzheimer. Assim, esquece de engolir e qdo o faz costuma engasgar. Ela frequentemente é internada em unidade hospitalar com pneumonia aspirativa. Ela tem 94 anos. O cardápio acima é ótimo mas ela não pode comer nada com "gomos" como carne moída, frango desfiado, etc., somente dieta liquidopastosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para a dieta de sua mãe será necessário que você utilize somente receitas pastosas ou líquidas para que não ocasione o engasgamento. Segue uma dieta de um dia simples e que você poderá encontrar as receitas em qualquer site ou livro específico de receitas.

      Desjejum:
      - Copo de café com leite = "purê" ou "sopa" de bolacha doce;
      - Copo de iogurte sem açúcar com purê de frutas (dê preferência para as frutas mais doces ao paladar - banana, maçã etc);
      - mousse light "caseiro" (sabores).

      Colação:
      - todas as porções abaixo devem ser acompanhadas de sucos naturais, bebidas lácteas, leites enriquecidos ou refrescos em pó com preparos instantâneos s/ adição de açúcar.
      - purê de frutas com farinha de aveia, linhaça etc (dê preferência as frutas mais doces - kiwi, morango, pêssego, banana etc);
      - mousses ou cheesecakes, ambos caseiros por não conterem corantes e conservantes, serem baratos para o preparo e por permitirem a opção de sabores doces ou salgados;
      - purês de tubérculos também são ótimas opções, mas tente não exagerar nos carboidratos variando o cardápio do almoço e jantar.

      Almoço:
      - arroz papa com caldos de feijão, legumes, carnes etc;
      - mousses ou purês (ex: uma infinidade = purês c/ ou s/ adição de creme de leite light ou não (opcional): mandioquinha salsa, espinafre, cenoura, mandioca, batata, beterraba etc / mousses c/ ou s/ adição de creme de leite light ou não (opcional): hortaliças verdes escuras todas, alho etc)
      É necessário a ingesta de proteínas, para isso pode-se usar todos os derivados de leite, os ovos, os patês de carne, fígado etc. ou alimentos ricos em proteínas como a soja

      Jantar:
      - sopas de hortaliças, tubérculos, oleaginosas, leguminosas e carnes (todas);
      - sucos - dê preferência aos naturais, caso não seja possível utilize as polpas industrializadas de boa qualidade, pode utilizar os chá gelados também.

      Ceia:
      - Iogurte;
      - frutas (purê);
      - chás;
      - sucos etc.

      NÃO pode esquecer de oferecer ÁGUA, sempre. E perguntar se sente dor.

      Modo de preparo do mousse

      - 5 xícaras (chá) de suco de hortaliças (batidas no liquidificador na proporção de 70gX170ml = hortaliça e água filtrada, respectivamente)
      1 lata de creme de leite
      2 saches de gelatina incolor sem sabor, hidratada em banho-maria)

      Misture todos os ingredientes já processados e leve ao refrigerador por no mínimo 1 hora.

      Modo de preparo do purê:

      Cozinhe tubérculos, talos de hortaliças, oleaginosas, frutas etc. e amasse com garfo ou utensílio específico e acrescente tempero á gosto.

      Espero ter ajudado, boa sorte!

      Excluir
  2. A melhor opção é consultar um fonoaudiólogo, juntamente com um nutricionista, pois eles saberão indicar a consistêcia do alimento e a quantidade de calorias necessárias, respectivamente.
    Geralmente as pessoas com disfagia se engasgam com sólidos, mas também com líquidos... sim os líquidos!!!!
    Quem está de fora não imagina a dificuldade que os disfágicos encontram para engolir os alimentos e líquidos, pois há incoordenação desde a introdução do alimento na boca, diminuição ou ausência de reflexos (como o de tosse, por exemplo)
    Ah, mas se é líquido pode,né? Não, o ideal seria uma dieta pastosa. Líquidos facilmente desviam o caminho correto e entram nas vias respiratórias, ocasionando os engasgos e dependendo do caso, pneumonias.
    Por isso a importância de ter acompanhamento profissional!
    Alimentos como gelatina, por exemplo, tem aparência consistente, mas assim que colocamos na boca, vira líquido.
    Não arrisque, procure quem realmente pode lhe ajudar!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho um amigo próximo que tem hipertensão e diabete e fez uma cirurgia, ta com problemas para mastigar segue uma dieta pastosa.

    ResponderExcluir
  4. Como um sinal de gratidão por como meu filho foi salvo do autismo, decidi estender a mão para aqueles que ainda sofrem com isso. Meu filho sofreu de autismo em 2017 e foi muito difícil e doloroso para mim porque ele era tudo para mim e os sintomas eram terrível, ele sempre teve dificuldade com a comunicação, e ele sempre se queixaram de contato visual pobre. Tentamos várias terapias prescritas por nosso neurologista, mas nenhuma conseguiu curá-lo. Procurei a cura e vi um testemunho de alguém que estava curado e de tantos outros com problemas corporais semelhantes, e ele deixou o contato do médico que tinha a cura para o autismo. Eu nunca imaginei que o autismo tivesse uma cura natural, não até que eu o contatei, e ele me garantiu que meu filho ficará bem. Eu recebi o remédio fitoterápico que ele recomendou e meu filho usou e em um mês ele estava totalmente bem, mesmo até o momento ele está tão cheio de vida. O autismo tem uma cura e é um medicamento fitoterápico do Dr. James, entre em contato com o médico para obter mais informações sobre outras doenças como DOENÇAS DE ALZHEIMER, DIABETES, DOENÇA BIPOLAR, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES, Hepatite A, B, C. FEBRE, EPILEPSIA , MENINGITE, ESQUIZOFRENIA DENGUE, PRÓSTATA, TIREOIDE, BACTÉRIA, MALÁRIA, AMPLIAÇÃO DE PAU E MAMA, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, DOENÇA DE LATÓRIO, DOR RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOR DE LATÓRIA, EPÔNICA DE RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOENÇA DE LATÓRIA, DOR DE CRÂNIO, DOR DE CRONATO. AVC, LESÃO DA MEDULA ESPINAL, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR NAS COSTAS Sobre como obter seus medicamentos, contate-o em seu e-mail em .... Greatcureman@gmail.com ...... para mais informações, entre em contato com ele. ... Drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir