segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reduzir o sal é umas das primeiras medidas para controlar a pressão!!!



Reduzir o sal é umas das primeiras medidas para controlar a pressão!!!
Vamos comparar???? Quanto o brasileiro consome de sal e quanto deveria consumir???


Segundo dados do Ministério da Saúde estima-se que 35% da população brasileira acima de 40 anos seja hipertensão.
Mas... você sabe o que é hipertensão???
 
Vamos imaginar que o nosso coração é uma “bomba”, é através dela que o nosso sangue circula por todo nosso corpo. A força que esta “bomba” exerce para bombear todo o nosso sangue para todo o nosso organismo é chamada de PRESSÃO ARTERIAL!
 
A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg). 
 
No entanto, quando a medida da pressão arterial se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg podemos dizer que há HIPERTENSÃO ARTERIAL! Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes (pré-hipertensão), e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica, por isso atenção!
 
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos, pode causar paralisação dos rins, impotência sexual 
A hipertensão pode ter causa hereditária, mas há inúmeros fatores que podem ocasioná-la, dentre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.
Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior em pessoas raça negra, e que as chances de desenvolvê-la aumentam com a idade. Homens com idade acima de 50 anos ou portadores de diabetes tem uma chance maior de desenvolver esta doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde apud Portal SUS (Ministério da Saúde), quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.
Mas, como me prevenir ou controlar a minha pressão se ela estiver alta???
Para começar, que tal mudar a sua alimentação???
 
- Prefira uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, principalmente os crus. Evite o consumo excessivo de gordura (queijos amarelos em geral, carnes gordas, frituras de imersão em óleo, etc) e alimentos ricos em açúcar ou refinados, assim você controla o seu peso e sua pressão.
- Que tal começar com uma medida simples, opte pela margina ou manteiga sem sal!
- Evite o consumo excessivo de sal! Retire o saleiro da mesa!! Prefira temperos naturais, evite o consumo de alimentos industrializados, embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela, salame, etc) enlatados ou em conserva (azeitona, picles, milho, ervilha, etc).
- Evite salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, sopas desidratadas e temperos industrializados em geral (catchup, shoyo, molho inglês, mostarda, maionese, caldos em cubos), estes produtos são ricos em sódio!
- Evite o consumo de refrigerantes à base de cola ou bebidas industrializadas que contenham muito sódio. Fique de olho no rótulo dos alimentos sempre!! E lembre-se, tomar água é fundamental!!
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Consulte um nutricionista! Ele é o profissional habilitado para orientar uma alimentação adequada e que atenda a todas as suas necessidades!!!


O que mais devo fazer??? 
Que tal seguir os 10 mandamentos da Campanha Nacional “Eu sou 12x8”?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário