quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como saber a qualidade do ovo. Faça o teste !!

 


 Vocês sabem quando um OVO está ótimo, bom ou ruim para o consumo?

  É muito frequente essa dúvida entre aqueles que se arriscam à entrar na cozinha e, para não correr o risco de consumir um ovo velho, estragar a receita com um ovo passado ou apenas para evitar quebrar aquele ovo horroroso e deixar a casa cheirando mal por 3 dias

Veja abaixo como fazer o teste:

Faça o teste colocando o ovo em um copo de água. Quanto mais velho, mais leve o ovo é , pois perde água através da casca, aumentando a bolsa de ar.

✭ O ovo fresco é pesado devido ao maior volume de água. Pousará horizontalmente no fundo do copo. Pode consumir à vontade, ovo fresco e seguro!

✭ Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande e fazendo o ovo boiar na água, com a ponta para baixo. Pode ser consumido mas, evite usar em preparações como mousses, suspiros e bolos pois a textura pode não ser a mesma.

✭ O ovo velho e estragado contém muito ar e irá boiar até a superfície da água. Não use este ovo.

Dica: sempre que possível NÃO armazene os ovos na porta da geladeira (por mais que tenha o lugar deles lá). Com o abre e fecha da geladeira podemos facilitar a deterioração dos ovos, criando pequenas rachaduras e podendo até contaminá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário