sábado, 3 de dezembro de 2011

Ansiedade



É importante evitar café, álcool, chá, mate, carne vermelha e açúcar branco. Aumentar o consumo de mel, cereais integrais, brotos, raízes e verduras bem coloridas.

2 comentários:

  1. Oi tenho uma dúvida, faço tratamento com acupuntura para ansiedade e minha acupunturista me indicou alguns alimentos e chás que entram em conflito com o que você postou, todos os chás e raizes causam ansiedade? Vi no seu blog que você faz um trabalho junto com acupuntura e gostaria de uma segunda opinião.
    Obrigada
    Marcia - praia grande!

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,

    Certos alimentos podem levar à ansiedade; outros podem amenizá-la somente.
    Coloque na sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.


    - Carboidratos complexos contêm serotonina, um neurotransmissor que tem efeito calmante no cérebro. Consuma cereais integrais (arroz ou farinha de trigo integral) em todas as refeições.

    - Alimentos fibrosos e iogurte com lactobacilos vivos ajudarão a melhorar a flora intestinal, o que será benéfico para a produção de serotonina via intestinal. Cálcio e magnésio acalmam o organismo. Boas fontes são encontradas em: algas marinhas, brócolis, couve, soja, nozes, salmão, sardinha, iogurte sem açúcar.

    Alimentos que devem ser evitados:

    A cafeína e o álcool causam a ansiedade e seus sintomas. Açúcar refinado (doces) e refrigerantes são os principais inimigos das pessoas ansiosas. Eles elevam os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente, o que leva à irritabilidade, depressão e tensão. A ansiedade pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo e estresse.

    Alguns chás possuem cafeína em sua composição, fazendo com que sua ansiedade aumente. Ou devido ao grande consumo de chás, aparecendo efeitos contrários como ansiedade, insônia, etc.

    Um chá que pode ser tomado para aliviar a ansiedade é a Ervacidreira, Valeriana, Erva de Sao Joao, Camomila, etc.

    Espero ter ajudado! Obrigada pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir