terça-feira, 13 de março de 2012

TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL

Com o aumento excessivo da preocupação em relação à aparência, cresce o número de pessoas que sofrem com o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Cerca de 1% da população padece com a doença que se trata de uma epidemia de culto ao corpo.

O TDC é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo. A doença é uma variação do Transtorno Obsessivo Compulsivo. 

Grande parte dos pacientes portadores dessa síndrome recorre aos tratamentos dermatológicos ou cirurgias plásticas. Na maioria das vezes, existe uma insatisfação com os resultados obtidos, o que leva o paciente a se expor a novos tratamentos e riscos desnecessários. Estima-se que entre as pessoas que procuram cirurgia plástica, aproximadamente 9% são portadores de TDC. 

Buscar um modelo quase inatingível de beleza pode ser frustrante para a maioria das pessoas, mas não é apenas a auto-estima que está prejudicada, a saúde física e mental também corre sérios riscos. A ansiedade para alcançar tal beleza é tão grande que pode se tornar depressão. Isso gera um isolamento prejudicial aos relacionamentos pessoais e profissionais.


Doenças relacionadas ao Transtorno Dismórfico Corporal


Transtornos alimentares (anorexia; drunkorexia; bulimia) e a vigorexia são doenças relacionadas ao Transtorno Dismórfico Corporal.

Anorexia
 
Mais comum em mulheres, a doença faz com que as pessoas queiram emagrecer a todo custo porque se vêem gordas, mesmo estando muito abaixo do peso. Para isso, métodos são utilizados para não engordar como: evitar alimentos calóricos, comer menos ou fazer exercícios em excesso.

Drunkorexia

Também conhecida como anorexia alcoólica, caracteriza-se pela perda de apetite provocada pelo consumo excessivo de álcool. O assunto foi discutido na novela "Viver a Vida", da Rede Globo. A personagem Renata, vivida pela atriz Bárbara Paz, sofria com a doença e se recusava a fazer tratamento. 

Bulimia

Um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal. Esta preocupação leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde, como provocar o vômito, tomar laxantes ou diuréticos.

Vigorexia

Mais comum em homens, caracteriza-se por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar de os portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e ainda assim consideram-se fracos, magros e até esqueléticos. Uma das observações psicológicas desses pacientes é que eles têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e às "fórmulas mágicas" para acelerar o fortalecimento como, por exemplo, os esteroides anabolizantes.



NUNCA faça dietas e exercícios físicos sem um acompanhamento especializado, pois você pode acabar se prejudicando seriamente. A boa forma é importante para a saúde, mas chegar a ela a qualquer custo pode ser tão prejudicial quanto não estar "em forma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário