segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas importantes para o momento da Amamentação


Além de tudo o que já falamos todos estes dias, seguem mais algumas dicas:
Quando a mãe começa a amamentar, o primeiro leite que sai é o colostro que é rico em anticorpos (soldadinhos de defesa) que vão proteger a criança contra doenças. A criança adquire seu sistema imunológico através da mãe, pelo leite materno (e só pelo leite materno). Está aí uma de suas importâncias.

Antes de passar o bebê para outra mama, faça com que ele esvazie primeiro a que está mamando. Assim ele mama o leite do final que é o leite rico em gordura e que faz com que ele ganhe peso e cresça de forma adequada.
Até o 6º mês de vida o bebê deve receber apenas leite materno, sob livre demanda (sempre que a criança quiser), sem água, chá e sem sucos. A partir do 6º mês deve ser introduzida a alimentação complementar (sob orientação de um nutricionista). No início da alimentação complementar a amamentação continua sob livre demanda, depois, vai sendo reduzida até chegar a 2 mamadas ao dia (café da manhã ou antes de sair para trabalhar e lanche da noite ou quando volta do trabalho), assim fica mais fácil para a mamãe!
Mães que voltam a trabalhar no 4º mês do bebê podem manter a amamentação, amamentando o bebê antes de sair para trabalhar e quando volta do trabalho e deixando leite para que alguém dê no copinho para a criança. A mãe deve começar a praticar a ordenha do leite (manualmente para não machucar a mama) e congelar o leite para usar no futuro, iniciando o estoque de leite 15 dias antes do retorno ao trabalho.


É importante lembrar que a amamentação deve ser continuada até 2 anos ou mais para garantir a saúde do bebê por toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário