segunda-feira, 5 de março de 2012

Hipoglicemia: você sabe corrigir?




Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue.

A hipoglicemia é muito comum em diabéticos, principalmente os que não possuem um bom controle glicêmico, ou seja, apresentam a glicemia (açúcar do sangue) alterada, mas pode acontecer também com qualquer pessoa que fique muito tempo sem se alimentar, pratique atividade física intensa sem uma alimentação adequada prévia ou por aumento na produção de insulina.

Causas que favorecem o aparecimento da hipoglicemia em diabéticos:
* Erro no uso da medicação, principalmente, insulina;
* Atraso em se alimentar;
* Muito exercício sem automonitorização

Sintomas de uma reação hipoglicêmica: sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fraqueza com um cansaço muito grande, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla, confusão que pode caminhar para a perda total da consciência, ou seja, coma.

No caso de diabéticos o ideal é monitorar a glicemia ao sentir algum dos sintomas acima para verificar de fato se há uma hipoglicemia. Sempre que identificar glicemias menores que 70mg/dl, deve-se Ingerir de 15-20g de carboidratos no alimento. Espera-se que com a ingestão do carboidrato os valores da glicemia aumentem aproximadamente em 45mg/dl, em 15 minutos, onde a glicemia deverá ser verificada outra vez. Se ainda estiver abaixo de 70mg/dl, ingerir novamente 15g de carboidrato.

O ideal é usar carboidratos de rápida absorção para que a glicemia se eleve rapidamente.

Exemplos de alimentos com 15g de carboidrato que promovem uma resposta mais eficiente:
. 01 colher de sopa de açúcar ou
. 03 balas doces ou
. 01 copo (150ml) de suco de laranja concentrado (sem água e sem açúcar) ou
. 01 copo (150ml) de refrigerante comum (não pode ser diet, neste caso).

Depois, de corrigir a glicemia, deve-se adiantar a próxima refeição.

Se for necessário, aplicar uma injeção de 1 mg de Glucagon subcutâneo, igual à aplicação de insulina; a consciência retorna aproximadamente em cinco minutos, permitindo um lanche repositor.

Alguns diabéticos costumam manter suas glicemias mais elevadas para evitar as hipoglicemias. Porém, a glicemia elevada leva, com o passar do tempo, a complicações degenerativas. Portanto, o melhor é perder o medo das hipoglicemias, monitorando a glicemia adequadamente a cada suspeita de estar hipoglicêmico.


Diferenças entre hipoglicemia e hiperglicemia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário