quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dieta para colón irritável




A dieta para cólon irritável deve ser pobre em gorduras, cafeína, açúcares e álcool. Alimentos com estas substâncias irritam o intestino podendo agravar os sintomas dos pacientes com síndrome do cólon irritável.
É importante também que o paciente com síndrome do intestino irritável faça refeições pequenas para que o intestino não tenha grande atividade de uma vez só. 

Alimentos a evitar na síndrome do intestino irritável 

  • frituras, molhos, natas;
  • café, chá e refrigerantes com cafeína;
  • açúcar, doces, bolachas, biscoitos, bala;
  • bebidas alcoólicas.
Pode ser necessário excluir o leite da dieta se o paciente verificar que este alimento irrita o seu intestino, pois é muito comum a intolerância à lactose nos pacientes com síndrome do cólon irritável. 

Na dieta para síndrome do cólon irritável é importante controlar também a quantidade de água ingerida. Está determinado que o paciente com síndrome do cólon irritável deve beber cerca de 30 a 35 mL de líquidos, como água, por kg de peso, o que significa que um indivíduo de 60 kg tem que ingerir cerca de 2 litros de água. A conta é feita multiplicando o peso real do paciente por 35 mL.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Qual é a diferença entre diet, light e zero?

 

Diet

É o alimento formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas. Possui isenção de açúcar, proteína ou gorduras.
Indicação: para portadores de doenças metabólicas, como diabetes.
Cuidado: alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar. Nem sempre são úteis para perda de peso.

Light

Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como, por exemplo, gordura, açúcares ou sódio.

Indicação: para que deseja reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.

Cuidado: nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.

Zero

Foi o último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. Ele indica restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.

Indicação: de modo geral, é semelhante ao dos alimentos light.

Cuidado: somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pó de guaraná

O guaranazeiro (Paullinia cupana) é uma planta originária da Amazônia, que produz o fruto conhecido como guaraná. Normalmente este é comercializado na forma de pó, sendo sua semente finamente triturada, moída ou pilada após secagem.
O guaraná em pó é rico em cafeína, cujo teor pode variar conforme a procedência da matéria-prima e métodos de cultivo e secagem. Em comparação com o pó de café, seu teor médio de cafeína pode ser até quatro vezes maior.
A cafeína é absorvida muito rapidamente pelo trato gastrointestinal, sendo a concentração sanguínea máxima atingida cerca de 1 hora após sua ingestão. Quando consumida em doses moderadas, provoca aumento do estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga, sensação de bem estar, aumento da frequência cardíaca, do metabolismo e da diurese. Em altas doses pode causar nervosismo, agitação, tremores, palpitações, insônia e desidratação. Vale ressaltar que o consumo excessivo dessa substância pode causar dependência psíquica e síndrome de abstinência. A cafeína pode, ainda, aumentar a disponibilidade de ácidos graxos livres para o músculo, resultando em um aumento da oxidação de gordura durante o exercício. Isso pouparia o glicogênio muscular e retardaria a fadiga.
Visto que os efeitos da cafeína perduram por 6 horas em média, o consumo do pó de guaraná deve ser evitado já algumas horas antes de dormir, a fim de não prejudicar o sono; caso contrário pode ocorrer indisposição e cansaço ao acordar. Além disso, o guaraná é contra indicado para crianças, gestantes e indivíduos que sofrem de problemas cardíacos.
É importante salientar que, pelo fato de o guaraná em pó ser considerado uma importante fonte de cafeína na dieta, seu consumo deve ser cuidadosamente controlado entre seus consumidores, já que a sua associação com demais produtos que contêm cafeína (como café, chás, chocolate e alguns refrigerantes) pode resultar numa ingestão diária excessiva dessa substância.

Molho te tomate caseiro ! Uma delícia...


 


Ingredientes:

- 6 tomates maduros (de preferência italiano)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 folha de louro
- Folhas de manjericão fresco a gosto


Modo de preparo:

- Faça cortes em cruz nos tomates e coloque-os na água fervente por alguns minutos. Quando a pele começar a se soltar, transfira os tomates para um recipiente com água gelada para parar o cozimento, retire a pele e reserve
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho picados no azeite
- Acrescente os tomates picados e deixe cozinhar por alguns minutos
- Retire do fogo e bata tudo no liquidificador
- Leve ao fogo novamente, acrescente o sal, o louro e o manjericão e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até apurar

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COMENDO FORA DE CASA

















  
COMENDO FORA DE CASA

Com a correria do dia a dia, mais e mais pessoas fazem suas refeições fora de casa e, muitas vezes não se dão conta das escolhas alimentares que estão fazendo e acabam optando por alimentos mais gordurosos e calóric...os.
Então para que você mantenha ou perca seu peso e cuide de saúde, ai vão algumas dicas:

• Não busque restaurantes muito tarde, quando os alimentos já não estão mais frescos. Almoçando cedo, você tem mais opções de escolha entre os alimentos, sem contar que quanto mais tarde você comer, mais fome terá, isso o leva a escolher alimentos mais ricos em carboidratis e gorduras e a comer mais;


• Verifique as opções de alimentos antes de começar a se servir para poder fazer melhores escolhas;


• Procure começar seu prato sempre pelas saladas, preenchendo metade dele com verduras e legumes e/ou escolha pelo menos 3 tipos;


• Prefira as saladas cruas e sem conservas (como alface, agrião, tomate, cenoura e beterraba raladas, rabanete, pepino janponês...). As cozidas já perderam boa parte de seus nutrientes no cozimento;


• Para temperar, opte por azeite de oliva extra-virgem, pouco sal, vinagre ou limão. O excesso de molho cremoso ou maionese pode deixar um prato leve, indigesto. A indicação é não colocar mais que uma colher do molho.


• Na hora de escolher a carne, prefira sempre as grelhadas e assadas. Escolha opções sem molho e evite frituras e alimentos feitos com maionese ou creme de leite;


• Trocar a carne vermelha por peito de frango sem pele;
• Caso queira muito a carne vermelha, evite preparações tipo bife a milanesa, que possui carboidratos por ser empanado, substitua pela carne vermelha grelhada;
• Escolher filés ou postas menores com cerca de100g;
• Eleja apenas um carboidrato. Nada de misturar arroz, batata ou macarrão;
• Optar por carboidratos sem acréscimo de gordura;
• Trocar o arroz branco pelo integral, que tem mais fibra e ácido fólico.
• Mas, se sua opção é uma boa massa, opte pelas ao alho e óleo, ao sugo, com ervas ou verduras, e não por aqueles feitas com molhos cremosos ou à base de carne.
• Trocar a couve refogada com bacon por salada de couve;
• Adicionar meia laranja ou uma fatia de abacaxi ao prato. Por serem ricas em vitamina C, elas ajudam o corpo a absorver o ferro contido no feijão;
• Resista à sobremesa e ao cafezinho. Doces após a refeição aumentam o volume de calorias ingeridas, além de acidificar o sistema, dificultando a digestão e a assimilação de nutrientes. O mesmo vale para o cafezinho. Substitua-o por um chazinho digestivo. Mas, se sua necessidade for mesmo do café ou do doce, consuma-o pelo menos duas horas após a refeição.

Fazer boas escolhas não é tão dificil assim, aproveite a variedade de alimentos que os restaurantes oferecem e bom apetite.

Combinações !