sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

COMPLICAÇÕES QUE PODEM OCORRER EM HEMODIÁLISE

 


COMPLICAÇÕES QUE PODEM OCORRER EM HEMODIÁLISE A QUALQUER MOMENTO AO LONGO DO TRATAMENTO:

•Anemia:

Podem ser causadas por perda hemática acelerada (por hemólise e sangramento) e por distúrbio da produção de eritropoietina, originan
do insônias, fadiga e mal-estar persistente.

Doença cardiovascular arteriosclerótica:

Esta complicação é muito comum nos pacientes dialisadores por longos períodos de tempo, podendo levar à morte.Estas doenças são devidas quer a factores de risco vascular previamente existentes, quer a factores de risco específicos da insuficiência renal crônica ou do seu tratamento.

Problemas neurológicos:

Neste tipo de problemas ocorre Neuropatia Periférica, Convulsões Mioclônicas e Depressões. O diagnóstico precoce é muito importante, uma vez que os pacientes podem tornar-se hipo-ativos e suicidas. Por vezes, será necessário transferir o doente para um local onde hajam especiais, podendo ser necessária a intervenção psiquiátrica.

Prurido:

É uma queixa comum nos doentes dialisados. Muitos apresentam a pele ressacada, que agrava o problema, podendo ser tratados com cremes ou banhos emolientes.

Disfunção sexual:

A azoospermia e impotência sexual variáveis no homem são componentes comuns da uremia. Nas mulheres, apesar da menstruação se regularizar coma diálise adequada, a gravidez é bastante rara. Pode haver retorno da fertilidade após o transplante.

Infecções recorrentes:

O paciente está mais susceptível às infecções, uma vez que há exposição do sangue aos produtos e matérias estranhas. Pode ocorrer, também, infecção local na área do cateter e nas fistulas.

•Ascite crônica:

Pode ser devida à sobrecarga hídrica associada à insuficiência cardíaca congestiva, má nutrição (hipoalbuminemia) e diálise insuficiente.

Problemas ósseos:

Neste tipo de complicação podemos considerar a osteodistrofia, que produz dores ósseas e fraturas, a necrose asséptica do quadril e calcificação vascular.

CADA PACIENTE É ÚNICO, PORTANTO O QUE OCORRE COM UM NEM SEMPRE OCORRERÁ COM O OUTRO. AO SURGIREM SINTOMAS DESAGRADÁVEIS CONVERSE COM SEU MÉDICO CUIDADOR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário