segunda-feira, 16 de julho de 2012

Náuseas e Vômitos - Cuidados Paliativos

  


A Organização Mundial de Saúde define os cuidados paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida do paciente e seus familiares frente
a um problema associado a doenças com risco de morte, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio de identificação precoce, avaliação e tratamento impecáveis da dor e de outros problemas físicos, psíquicos e espirituais. 
Cada vez mais os cuidados paliativos são necessários na atenção durante o tratamento de diversas condições e especialmente no fim da vida. Náuseas e vômitos estão entre os sintomas mais comuns e os que mais afetam a qualidade de vida de pessoas que necessitam de cuidados paliativos. A rotina diária desses pacientes torna-se profundamente afetada por esses sintomas, o que justifica a necessidade de seu manejo eficaz por parte do profissional de saúde.
 

DEFINIÇÃO

Náusea é a sensação desagradável da necessidade de vomitar, habitualmente acompanhada de sintomas autonômicos como sudorese fria, sialorréia, hipotonia gástrica, refluxo do conteúdo intestinal para o estômago, entre outros. Vômito ou êmese é a expulsão rápida e forçada do conteúdo gástrico através da boca, causada por uma contração forte e sustentada da musculatura da parede torácica e abdominal.
 
Náusea corresponde à primeira fase da êmese, o estômago se relaxa e ocorre a inibição da secreção do ácido gástrico – esta é chamada de fase pré-ejeção. Durante a náusea a pressão intratorácica diminui e a pressão abdominal aumenta. 
 
O passo seguinte é a fase de ejeção: o reflexo do vômito compreende uma grande contração retrógrada do intestino delgado para o estômago; contrações dos músculos abdominais e do diafragma tornam-se coordenados, aumenta a pressão no tórax e no abdome comprimindo o estômago e forçando seu conteúdo através da boca e nariz. Na fase de pós-ejeção geralmente há alívio da náusea – a depender da etiologia do processo. Ambos os sintomas são associados à sensação
desconfortável, com impacto importante na qualidade de vida.

 
 
MEDIDAS DIETÉTICAS

As medidas dietéticas devem ser adequadas às necessidades do indivíduo, suas preferências e seus hábitos alimentares e ao serem usadas juntamente com os medicamentos antieméticos podem ajudar a reduzir a frequência e dose dos mesmos.
 
Algumas medidas simples podem auxiliar no controle das náuseas e vômitos:
  • Fracionamento da dieta em pequenas refeições em intervalos menores;
  • Realização das refeições em ambiente tranquilo e arejado;
  • Manutenção de horários estabelecidos para as refeições;
  • Oferta de pequenas quantidades de carboidratos;
  • Oferta de alimentos que sejam da preferência do paciente.
 
Além disso, é importante: evitar que o paciente deite-se logo após as refeições, mantendo sua cabeça elevada por até uma a duas horas após a ingestão de alimentos.
 
Evitar preparações em:
  • Temperaturas extremas, preferindo preparações a temperatura ambiente ou alimentos frios;
  • Evitar que o paciente fique próximo à cozinha na hora do preparo da refeição, impedindo assim que os cheiros dos alimentos durante a cocção acentuem as náuseas; 
  • Evitar frituras, alimentos gordurosos, condimentados, salgados, ácidos, açucarados e com odor forte;
  • Evitar alimentos azedos, como limão, picles ou balas duras, assim como a oferta de líquidos durante às refeições
 
No entanto,deve-se priorizar a ingestão de oito a dez copos de líquidos entre as refeições para evitar desidratação.
 
Esta manobra minimiza a pressão no estômago reduzindo a ocorrência de refluxo.
 
Dentre estes líquidos, boas opções são:
  • Líquidos claros, como sucos, chás, caldos, gelatinas, gengibre e lascas de gelos
  • Limitar o uso de líquidos cafeinados, incluindo refrigerantes a base de colas, café e chás.
Refeições com alto teor proteico, comparadas às refeições ricas em carboidratos e gordura, tiveram efeito positivo em reduzir náuseas em pacientes em paciente adultos. Umas das justificativas de tal benefício seria a redução das disritmias gástricas. Em caso de vômitos contínuos, é aconselhável limitar qualquer comida ou bebida até o vômito cessar, após aguardar por 30 a 60 minutos e então iniciar a alimentação em pequena quantidade (goles) de líquidos claros.

Além disso, orientar e educar o paciente e seu cuidador é muito importante para o sucesso no manejo de náuseas e vômitos. De acordo com recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2000) deve-se evitar oferecer alimentos se a náusea for devido à estase gástrica. Nestes casos e naqueles decorrentes de obstrução proximal, a literatura indica o uso de terapia nutricional via enteral.

Um comentário: