quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bebidas à base de Uvas e impacto na Saúde


 

 O vinho, considerado produto da fermentação alcoólica do suco de uvas, possui elevado consumo em todo o mundo, sendo este hábito muitas vezes relacionado à benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares.

Este fato pode ser observado através de estudo recente, no qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de abordar os efeitos causados pelo consumo de vinho. De acordo com os dados, o vinho possui substâncias conhecidas como polifenóis, responsáveis pelos efeitos benéficos, como prevenção da aterosclerose por diminuir a agregação plaquetária. Alguns tipos de uvas utilizadas para fazer o vinho possuem maiores quantidades de reservatol, apresentando maior efeito cardioprotetor. São inegáveis os benefícios do consumo de vinho, o qual deve ser feito com cautela devido ao seu teor de álcool, sendo necessários mais estudos para determinação da quantidade ideal a ser consumida.

Outro estudo foi realizado com o objetivo de produzir uma bebida a base de farinha de bagaço de uva proveniente do processamento de suco de uva e avaliar seus efeitos sobre o estresse oxidativo e marcadores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres saudáveis. De acordo com os resultados, a bebida foi aceita sensorialmente e apresentou capacidade antioxidante em análises in vitro, além de promover benefícios á saúde da população estudada.

O consumo de produtos de uva deve ser incentivado, sobre orientação nutricional, para que seus efeitos sejam benéficos á saúde, sendo de extrema importância a realização de mais estudos para o desenvolvimento de mais produtos a base deste alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário