terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pão Integral, posso consumir à vontade?

A resposta é:   Depende…



Hoje vou contar um pouco pra vocês a respeito do suposto pão integral que nós brasileiros estamos consumindo. 

Acontece que de acordo com a RDC N° 90, de 18 DE OUTUBRO DE 2000 (a mais atual que temos), o pão integral deve ser composto por farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo
2.2.4. Pão integral: produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo.




(Ou seja, eu posso produzir um pão de farinha branca, enriquecida com farelo de trigo e chama-lo de integral).

Em outros países como EUA e Holanda o pão integral de trigo só pode levar esse nome se for produzido apenas com farinha integral. 

Na Holanda, apenas pães feitos com 100% de grãos não processados ganham o rótulo de integrais.
Assim…
Existe algum produto no mercado que seja 100% integral? Segundo os rótulos existe…
integral 1integral 2 integral 4 integral
E os ingredientes também….
rotulo integral

Então… posso comer desses pães 100% integrais a vontade?

 Não!! Para adquirir a textura adequada, são introduzidos nesses pães uma série de aditivos químicos que conferem a maciez necessária, inclusive o glúten é adicionado como ingrediente para tal.
A que conclusão chegamos? Que existem pães 100% integrais no Brasil, porém nem todos que afirmam ser integrais o são verdadeiramente. 
Então, antes de comprar um pão procure ler os ingredientes para saber se ele é realmente integral. Pela quantidade de aditivos químicos que os pães 100% integrais apresentam, eu sugiro que faça o seu próprio pão integral, congele no freezer em porções e vá descongelando à medida que for consumindo.

Segundo algumas fontes, descobrimos que após denuncias ao Ministério Público, já existe um inquérito em andamento, pedindo urgência à ANVISA para que haja aprimoramento na norma vigente  de modo a definir padrões de identidade, qualidade e teor mínimo de grãos integrais nos produtos à base de cereais integrais.

Vamos ficar de olho!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário