segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desvendando os ROTULOS

 



Quando você vai ao supermercado, prioriza quais tipos de alimentos? 
Os mais baratos, os de marca mais conhecida ou os que apresentam informações nutricionais mais alinhadas com a sua dieta? 


De acordo com um estudo publicado no periódico Agricultural Economics, este último exemplo de consumidor é o mais propenso estar dentro da faixa de peso considerada ideal. A descoberta é um alerta de que os rótulos dos produtos que você consome podem funcionar como aliados da dieta.

Para chegar a essa conclusão, uma equipe de cientistas analisou mais de 25.000 observações sobre saúde, alimentação e hábitos de compra da U.S. National Health Interview Survey. Um dos dados coletados falava sobre se as pessoas liam os rótulos dos alimentos e com que frequência faziam isso.

Os resultados mostraram que a ler informações nutricionais dos produtos tinha um impacto maior no peso de mulheres do que de homens. Assim, o público feminino preocupado com os produtos comprados apresentou um índice de massa corporal 1,48 pontos mais baixo do que as demais. Isso equivale a uma redução de 9 quilos no peso. Entre o sexo masculino, o número foi 0,12 ponto mais baixo entre os que liam os rótulos.

Rótulos fornecem informações valiosas sobre a quantidade de calorias, assim como os níveis de sódio, gorduras, açúcar, proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais naquele alimento. Longe de ser perda de tempo, o hábito pode contribuir para uma dieta mais equilibrada e, desta maneira, com a manutenção do peso saudável.

 

Aprenda o que querem dizer os rótulos

Escolher bem os alimentos é fundamental para controlar o peso, mas são tantas as informações nas embalagens dos produtos que você nem sempre sabe o que é relevante e o que querem dizer os itens daquela tabelinha.

Calorias
Embora usemos o termo calorias no dia a dia, a unidade correta se chama quilocalorias (kcal). São elas que fornecem energia para o corpo na forma de macronutrientes como carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e gordura (9 kcal/g).


Carboidratos
Esses nutrientes são a principal fonte de energia do seu corpo. Eles podem ser divididos em monossacarídeos (frutose, glicose e galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amigo, dextrina, celulose e glicogênio). De todas as calorias ingeridas no dia, cerca de 50% deve vir dos carboidratos.


Proteínas
A principal função das proteínas é auxiliar na formação das células, enzimas e hormônios do corpo. Os alimentos fontes de proteínas podem ser de origem animal (carnes e leite) ou vegetal (leguminosas, como feijão). Seja como for, elas devem totalizar de 15 a 20% da quantidade total de calorias ingeridas na dieta.


Gordura trans
A gordura trans é um tipo de nutriente originado da gordura vegetal e submetida a um processo de hidrogenação para dar sabor, forma e textura aos alimentos. Por trazer riscos à saúde, sua ingestão deve ser limitada a, no máximo, 2g por dia.


Gordura saturada
A gordura saturada está relacionada ao aumento do colesterol ruim e, por isso, não deve ser consumida em excesso. Alimentos de origem animal são sua principal fonte, mas óleos, como o de coco, também são ricos nesse nutriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário